Manolo Blahnik é um
estilista que tem, literalmente, todas as mulheres aos seus pés. Não tem apenas
uma clientela fiel, tem seguidoras. É espanhol e dono de umas marcas mais
importantes de sapatos femininos do mundo. O designer é um artesão detalhista e
perfecionista que faz dos sapatos uma obra de arte, tratando o pé como um
objeto do desejo, que deve ser revelado e valorizado ao mesmo tempo. Seus
croquis são tão coloridos e esfuziantes quanto os saltos que correm nos pés
mais bem calçados do mundo. Manolo começou sua fantástica trajetória desenhando
sapatos masculinos na Inglaterra, mas redirecionou sua carreira por achar que a
sapataria masculina era muito limitada.
Sua primeira aparição no
mundo da moda foi em um desfile do estilista britânico Ossie Clark, em 1971. Mas
os saltos, com aproximadamente 12 centímetros de altura feitos de borracha
entortavam nos pés das modelos. Manolo percebeu que precisava aprender muito
sobre sapatos, e foi estudar o assunto com um profissional. Em 1974 tornou-se o
primeiro homem a aparecer na capa da edição britânica da revista Vogue e daí
até os dias de hoje, actualmente com 72 anos de idadde e 43 de carreira, o seu
talento conquistou clientes famosas e chiques como Jacqueline Kennedy e a
princesa Diana. “Um belo par de Manolos é melhor que sexo”, disse Madonna.
“Claro, dura muito mais”, completou o estilista. Sarah Jessica Parker que
protagonizava uma “viciada em Manolo” na serie Sex and the City, onde
interpretava a protagonista Carrie Bradshaw, se tornou sua melhor
garota-propaganda na vida real.
Os calçados de Manolo têm
sempre cores exuberantes e materiais como plumas, lantejoulas, laços, anéis,
correntes, fitas, coral, renda, pele de crocodilo e avestruz, entre muitos
outros materiais exóticos.
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