segunda-feira, 31 de março de 2014

Fábrica da Cavalinho

Malas, sapatos, carteiras e cintos da fábrica do cavalinho são os frutos de uma marca que exporta para todo o mundo. O Senhor Carlos, trabalhador desta empresa, diz que a sofisticação que já faz parte do ADN da marca, surge também em calçado de alta qualidade e com modelos irresistíveis, que dão mesmo vontade de calçar. Temos desde botas de cano alto, estilo cavaleiro até aos botins trendy com salto de agulha. Acrescenta também, que Sónia Araújo, apresentadora, é o rosto da marca, que continua a investir na publicidade.


Bota de Cano Alto
Bota estilo cavaleiro
Botins Trendy



Já a dona Maria, trabalhadora desta fábrica há 8 anos, diz que existe sapatos próprios para cada ocasião dos quais são:

Sapatos para o Inverno


Sapatos para a Primavera



 Sapatos para o Verão



 Sapatos para Festas




quinta-feira, 27 de março de 2014

Yves Saint Laurent - Perfil

Pouco depois de conseguir sucesso no objetivo, St Laurent foi convocado para o exército francês, durante a Guerra de Independência da Argélia. Após 20 dias, o stress de ser maltratado e ridicularizado pelos colegas soldados, levaram-no a ser internado num hospital mental francês. Foi submetido a um tratamento psiquiátrico, incluindo terapia eletrochoques, devido a um esgotamento nervoso.

Voltando à vida civil, em 1962 St. Laurent saiu da Dior e fundou a sua própria marca, YSL, financiada pelo seu companheiro Pierre Bergé. O casal se separaria afetivamente em 1976 mas continuariam parceiros de negócios por mais de trinta anos.
Nos anos 60 e 70, a marca tornou-se conhecida em todo mundo pela sua praticidade conjugada com sofisticação. O ponto alto da sua criatividade deu-se no lançamento do smoking feminino, que permitiu que as mulheres trabalhassem de calças compridas. Em 1966, foi o primeiro a popularizar o Prêt-à-porter, a moda de bom gosto e bom corte, a preços mais acessíveis que a alta-costura, na sua boutique Rive Gauche, em Paris. Foi também o primeiro estilista do mundo a usar manequins negras em desfiles de moda. 

Em 1983, o estilista tornou-se no primeiro designer de moda vivo a ser honrado com uma exposição do seu trabalho no Metropolitan Museum of Art em Nova Iorque. Em 2001, recebeu das mãos do presidente da França, Jacques Chirac, a Legião de Honra (Ordre National de la Légion d'Honneur ), no grau de Comandante. Em janeiro de 2002, o estilista anunciou que estava deixando o mundo da moda durante a apresentação de um desfile seu, que trazia uma retrospetiva de todas suas criações, ao longo dos seus quarenta anos de carreira. O estilista Yves Saint Laurent é o 1° em ranking de celebridades que mais faturou após a sua morte, liderando o ranking com folga, já que arrecadou US$ 350 milhões (R$ 609,8 milhões) pós morte.

Com Pierre Bergé, ele criou uma famosa fundação em Paris, que mostra toda a história da casa YSL, com mais de 15 mil objetos e 5 mil peças de vestuário. Um dos símbolos máximos da sofisticação e do bom gosto em moda por quase quatro décadas, amigo de algumas das mais ricas e famosas mulheres do mundo como as suas clientes, Diane von Furstenberg, Loulou de La Falaise e Catherine Deneuve, St Laurent. Com a parceria administrativa de Bergé, transformou a YSL num ícone da moda onde apresentou mais de setenta coleções de alta-costura e lançou uma infinidade de produtos que elevam a sua marca e são vendidos em toda a parte do mundo. St. Laurent morreu a 1 de Junho de 2008 em Paris, diagnosticado com cancro na cabeça.
Em fevereiro de 2009, a sua coleção de arte (em conjunto com o ex-companheiro Pierre Bergé) foi leiloada por 370 milhões de euros, recorde para leilões dessa natureza. No acervo, antiguidades chinesas, pinturas de Matisse e esculturas de Brancusi. 

“Nada é mais belo do que um corpo nu. A roupa mais bela que pode vestir uma mulher são os braços do homem que ela ama. Mas, para aquelas que não tiveram a sorte de encontrar esta felicidade, eu estou lá.” - Yves St. Laurent

Christian Louboutin - Perfil

Christian Louboutin sempre foi fascinado por sapatos desde criança. Ele usou como base para as suas primeiras coleções, rascunhos de infância feitos nos seus cadernos de escola. Aos 15 anos, começou a criar sapatos para dançarinas. Na década de 1980, criou modelos para Christian Dior, Chanel e Yves Saint Laurent mas desistiu da carreira e decidiu tornar-se paisagista e colaborador da Vogue. O estilista sentiu falta de desenhar sapatos e anos mais tarde, associou-se a amigos e abriu a primeira loja em 1992, na França. Desde 1992, que os seus projetos têm incorporado as solas vermelhas laqueadas, que se tornaram a sua assinatura. Em 2008, Louboutin conquistou a patente do solado vermelho, mas não a sua exclusividade. 

Em Abril de 2011, Christian Louboutin moveu uma ação contra a Yves Saint Laurent. O modelo do verão 2011 da YSL, reclamado por Louboutin, fazia parte de uma linha na qual as solas são da mesma cor dos sapatos: a versão verde ganha sola verde, a roxa, sola roxa, e a vermelha, sola vermelha. Em resposta legal ao processo, os advogados da YSL afirmam que os solados vermelhos são usados para ornamentar calçados desde períodos tão antigos quanto os usados pelo rei Luís XIV em 1600 -- um fato histórico incontestável, graças ao retracto do rei com os famosos “Télon rouge”. “Simplesmente não acreditamos que nenhum estilista deva ter o direito de monopolizar qualquer cor”, disse David Bernstein, advogado da marca, ao portal WWD.[1] "Colherada Cultural".

Em agosto de 2011, Christian Louboutin, sofreu a derrota na justiça americana. O tribunal federal de Nova Iorque indeferiu a ação, “levando em consideração o fato segundo o qual, na indústria da moda, a cor possui funções estéticas e ornamentais decisivas para alimentar a competição, (…) sendo difícil para Louboutin provar que o solado vermelho goze da proteção de uma determinada marca”. Segundo o juiz federal Victor Mareiro, o designer não apresentou provas suficientes para estabelecer que YSL teria “violado a marca”, o que garantiria a retirada, pela justiça, dos sapatos expostos nas vitrinas de seu concorrente, além do pagamento de um milhão de dólares em indemnização. A 27 de Março de 2013, apresentou um pedido para os EUA de proteção à marca registrada deste exclusivo design vermelho.

segunda-feira, 24 de março de 2014

Salto para Homem

Enquanto as mulheres têm à sua disposição os sapatos de salto alto para parecerem mais altas, os homens geralmente não sabem como aumentar a sua altura sem parecer óbvio. 

Apesar de os homens poderem, tecnicamente, usar o que quiserem, certamente que irão atrair os olhares dos mais curiosos se andarem com um terno e salto alto. Como tal, há poucas maneiras dos homens parecerem mais altos sem chamar à atenção para os seus pés. Sendo assim, aqui ficam algumas sugestões.


Sapato Plataforma

Os sapatos plataforma têm uma sola mais grossa que a tradicional e podem aumentar de 2 a 7 centímetros a altura de um homem. 

O conceito é parecido com a plataforma feminina, na qual as solas são coladas e garantem um aumento substancial de altura. O problema com as plataformas é o tamanho da sola. 

A sua altura pode chamar atenção para o fato do homem estar usando um sapato plataforma.



Sapatos Elevadores

Os sapatos com saltos elevadores são feitos para criar uma aparência levemente mais alta. 
O salto do sapato tem uma plataforma mais alta e bem grossa por dentro, que aumenta a altura do homem em 5 centímetros. 
O salto é feito por dentro do sapato, para dar uma aparência mais alta, mas mantendo a sola do mesmo tamanho que o encontrado nos sapatos tradicionais.

sexta-feira, 21 de março de 2014

Gucci

Gucci, do Artesanal ao Luxo


Gucci foi fundanda por Guccio Gucci em Florença, na Itália. Começou com uma pequena loja artesanal que trabalhava com materiais de luxo e abriu portas ao mundo ao despertar atenção das estrelas de cinema pela qualidade e inovação.


 Hoje a Gucci faz parte do cenário de moda mundial sendo uma das mais luxuosas marcas de bolsas e calçado. A Gucci junta um aspeto artesanal à grande sofisticação do calçado feminino encantando os olhos do mundo pela sua perfeição.

Giuseppe Zanotti


Giuseppe Zanotti, o amigo das mulheres

Giuseppe Zanotti é considerado um dos mais talentosos shoe disigners da atualidade e as suas criações andam nos pés das mulheres de todo o mundo.

As suas peças são bastante elaboradas, com muito brilho e cor, de modo que a sua presença é garantida nas red carpets de todo o mundo, com fãs como Kim Kardashian, Kylie Minogue e Jennifer Lopez. Já desenvolveu colecções para Roberto Cavalli, DSquared, Blumarine, Balmain e Vionnet.


 " Eu sinto-me conectado com as mulheres através do desejo pelos sapatos, e sinto-me amigo delas.", afirmava Zanotti.

10 Sapatos Bizarros

Proposta criativa de Annejet Kosters que nos permite sentir o chão de uma forma única

Sapato - Prego 
Pata de Cavalo
Sapato Cadeira



Sapato de Cristal
Sapato de Ouro

Salto em Arame


Salto Ténis
Proposta moderna de sapato do arquiteto Julian Hakes


Sapato Origami

Alexander McQueen

A extravagância de Alexander Mcqueen

Alexander McQueen foi um dos grandes ícones da história da moda. Desaparecido em 2010, o estilista britânico deixou o talento e originalidade revolucionária nas suas criações.

Acabou com todos os padrões pré-estabelecidos na moda mundial e desenvolveu uma vasta gama de roupas, calçados e acessórios conhecidos pela extravagância. 

A sua coleção conta com uma diversidade de botas femininas de salto alto, sapatos oxford, mocassim, sandálias e scarpins do mais alto luxo. 

Entre os mais famosos modelos de sapatos Alexander McQueen estão os Armadillos, sapatos plataforma de 25 cm, decorados com lantejoulas e os scarpins metalizados.

quinta-feira, 20 de março de 2014

Christian Louboutin - Vídeo


A recente edição da Rizzoli celebra os vinte anos da marca Christian Louboutin em cinco suculentos capítulos: A Life, The Shoes, Fetish, The Places e Twenty Years. Uma delícia para os amantes de sapatos.

Christian Louboutin


Do verniz para a sola dos sapatos

Christian Louboutin começou a desenhar sapatos quando ainda era adolescente, influenciado por uma visita ao Musée des Arts Africains et Océaniens.

 Segundo Louboutin, durante a criação de uns sapatos, achou a sola preta demasiado escura e resolveu pintá-la com o verniz vermelho com que a sua assistente estava a pintar as unhas.



Abriu a sua primeira loja com sapatos da sua autoria em 1992 e os preços podem variar entre os 425€ de uns stilletos pretos, passando para 3000€ se tiverem purpurinas douradas.

Salto Alto Anabela



  • É tão largo quanto a base do calçado
  • Sem problemas quanto ao equilíbrio
  • Combina com saias longas e curtas, rodadas, calças e vestidos
  • Este tipo de salto pode ser usado por todas as mulheres
  • Ideal para o dia-a-dia como o salto plataforma, porém dá mais elegância e sofisticação a um traje casual e formal
  • É excelente para a mulher que não está acostumada a andar de saltos
  • Segundo ortopedistas, é o salto menos prejudicial à coluna, pois distribui bem a pressão do corpo sobre a planta dos pés
  • É o mais confortável que existe

Salto Alto Plataforma



  • É democrático, se não for altíssimo é adequado para ambientes informais, pois é um tipo de sapato elegante
  • Pode ser usado para o trabalho, festas informais, passeios no shopping
  • No dia-a-dia pode ser usado com calções, saias, vestidos e calças
  • É um salto que diminui as dores, porque distribui bem a pressão do corpo sobre a planta dos pés

Salto Alto Agulha



  • Salto bem alto, extremamente fino, sexy é o mais atraente de todos os saltos
  • Se usado sempre pode prejudicar a saúde dos pés e a coluna vertebral
  • Use em situações em que não terá de ficar muito tempo em pé
  • Causa desequilíbrio porque reduz muito a participação do calcanhar na sustentação do corpo
  • Combina com todo o tipo de calças, vestidos sociais, saias, calções, macacões, fatos
  • Mulheres com quilinhos a mais devem de evitá-los, prefira os médios e grossos ou finos com tamanho médio

Salto Alto Cone



  • Confortável
  • Adequado para o trabalho
  • Salto elegante e levemente mais grosso (de quatro até sete centímetros)
  • Veste bem com vestidos e calças
  • O uso não é indicado para mulheres com pernas finas e longas
  • Adequado para quem tem quilinhos a mais, pode apostar e abusar, afinal de contas este é um dos únicos modelos de salto alto que distribuem bem o peso

Sabrina



  • Fina e cabedal delicado
  • Salto médio e levemente carretel
  • Não deve passar dos cinco centímetros de altura
  • Elegante com calções, saias, vestidos e calças de todos os comprimentos


Salto Alto Carretel



  • É um modelo "acinturado", discreto e bastante feminino
  • Combinam com calções, saias, vestidos
  • Baixo ou alto, este modelo está sempre na moda
  • Sua forma lembra um carretel
  • O salto não passa de quatro centímetros
  • A altura é ideal para calças, vestidos e saias longas, mini e shorts

Salto Alto Meia-Pata



  • Deixa a mulher elegante
  • Fácil de andar, proporcionam estabilidade e conforto aos pés 
  • Combinam com calças skinny
  • Ideal para saias e vestidos, pois evidencia as pernas e os calcanhares
  • Ideal para festas, casamentos e eventos formais

Salto Alto Quadrado


  • É um salto mais largo, que pode ser baixo, médio ou alto
  • Torna o look menos formal, sem perder a elegância
  • Combina com saias médias e longas, calções e calças mais curtas
  • É ideal para o dia-a-dia e fica bem em mulheres de todas as idades
  • O salto oferece apoio ao calcanhar, evitando assim o desequilíbrio
  • Quem tem pernas super finas, deve evitar este tipo de salto



10 Dicas para escolher bem os seus sapatos

Esta é uma decisão muito importante na prevenção de problemas futuros. O sapato ideal deve ser adaptado à morfologia e fisiologia do pé, garantindo a sua proteção e apoio.

Da próxima vez que visitar uma loja de sapatos lembre-se das dicas que lhe deixamos:


1- Não veja exclusivamente o número, selecione o sapato pelo conforto.

2- Adeque a forma do sapato com a do seu pé.

3- Lembre-se que o tamanho dos seus pés pode mudar ao longo dos anos. Não há sapatos para a vida, portanto, há um lado bom…

4- Não deixe de experimentar os dois sapatos, pois um pé, geralmente, é maior do que o outro.

5- Compre sapatos no final do dia, quando os pés estão cansados e mais inchados.

6- Fique de pé enquanto experimenta os sapatos e verifique se existe um espaço adequado para o seu dedo grande.

7-  Não compre sapatos que estejam apertados, com a esperança que possam alargar.

8- O calcanhar deve adaptar-se confortavelmente ao sapato, com o mínimo de movimento entre ambos.

9- Caminhe com os sapatos para ter certeza de que estão confortáveis.


10- O sapato a ser usado deve ser apropriado para a atividade a realizar.

Salto Alto, inimigo da saúde

O uso constante de sapatos de salto alto causa, comprovadamente, problemas de coluna. A postura corporal é definida como a postura em que os ossos, músculos e articulações se encontram em estado de equilíbrio.


A postura padrão é aquela que envolve uma quantidade mínima de esforço e sobrecarga e conduz à eficiência máxima do corpo. Na postura padrão, a coluna apresenta curvaturas normais e os ossos dos membros inferiores ficam em alinhamento ideal para sustentação do peso.


A posição neutra da pélvis conduz ao bom alinhamento do abdómen, do tronco e dos membros inferiores. O tórax e a coluna superior ficam em uma posição que favorece a função ideal dos órgãos respiratórios. A cabeça fica erecta numa posição bem equilibrada que minimiza a sobrecarga sobre a musculatura cervical.


A partir de 3 cm de altura, o salto alto aumenta a pressão sobre o dedo maior e o segundo dedo, deformando essas articulações. O ideal é que o pé fique paralelo ao solo, ou levemente inclinado, no máximo, com a diferença entre o salto e a plataforma do antepé de 3 cm. Antes de pensar na beleza, pense na saúde ou em alternativas saudáveis como as que lhe apresentamos.

Sapatos e Saúde

“Invista em bons calçados. Com calçados apertados não se pensa, não se é feliz" - Costanza Pascolato (Consultora de moda).


Em nome da beleza, muitas mulheres têm sacrificado os seus pés escolhendo sapatos errados para o seu tipo de pé. A confeção de sapatos levando em consideração apenas o padrão estético tem gerado uma verdadeira tortura para os pés.


Mantendo-os apertados, colaboram para o surgimento de anormalidades como joanetes, dedos em garra e até problemas na coluna. Por isso é bastante importante ter em conta o tipo de calçado a escolher na hora da compra.


O calçado é uma das peças mais importantes no vestuário de uma mulher, e tem acima de tudo de se sentir confortável com eles, pois 90% dos problemas no antepé são causados por sapatos de salto alto.

Surgimento do calçado

Desde o Paleolítico que a humanidade procurou formas de proteger os pés mas nos últimos anos o calçado transcendeu essa finalidade e serve de acessório de moda de maneira que os sapatos são fundamentais no guarda-roupa de qualquer mulher. 

Variam de sandálias, salto alto, scarpin(modelo clássico), peeptoes(sapatos que deixam os dedos do pé à mostra), botas, sapatilhas e sapatos rasos. 

Algumas mulheres assumem-se loucas por sapatos, em especial,por sapatos altos que deixam o calcanhar da mulher significativamente mais elevado do que os dedos, dando a ilusão de pernas mais longas e mais finas. Esses sapatos podem ser encontrados numa ampla variedade de estilos e formas.

Breve introdução à história do calçado


A palavra calçado em inglês é “shoe”, que deriva do inglês antigo “sckh”. Tem sua origem no latim e provem da palavra latina obscuro, que remete ao significado de oculto, ou coberto.

O calçado surgiu no momento em que o homem sentiu necessidade de proteger os pés. Os primeiros calçados conhecidos foram sandálias feitas com fibras de plantas ou couro pelos Egípcios. Alguns estudos afirmam que os sapatos foram inventados no final do Período Paleolítico devido a pinturas esculpidas nas cavernas.
Estima-se que foi em 1970 através da construção da primeira fábrica de sapatos em Massachusetts, Estados Unidos, que começou a fabricação em massa.

quarta-feira, 19 de março de 2014

História do blogue

Boa tarde caros visitantes! Como podem ver, o blogue em questão tem a ver com calçado, a perdição de muitas mulheres. O mesmo está a ser criado por três alunos, no âmbito da cadeira de Géneros Jornalísticos, inserida no curso de Ciências da Comunicação e da Cultura da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.


Temos por objetivo mostrar as novas tendências do séc. XXI, incutindo nas mulheres o gosto por uma das peças fundamentais do vestuário. Como tal, podem esperar do nosso blogue algumas publicações de marcas de sapatos bem conhecidas, alguns conselhos sobre quais os melhores sapatos a utilizar nas diversas ocasiões, dicas sobre a saúde, reportagens e entrevistas.


Espero que gostem e que o mesmo seja útil no vosso dia-a-dia.